terça-feira, 26 de abril de 2011

Tudo sobre a novela A Usurpadora

Atualmente estou assistindo no youtube a novela 'La Usurpadora', que no Brasil, chamamos de 'A Usurpadora'. A Usurpadora é uma telenovela mexicana produzida pela emissora Televisa e exibida no Brasil pelo SBT de 22 de junho a 09 de novembro de 1999, em 120 capítulos, às 20h e reprisada em 20002005 e 2007. Foi escrita por Inés Rodena, e produzida por Salvador Mejía Alejandre.



Elenco:
Ator / Atriz                    Personagem
Gabriela Spanic - Paulina Martins / Paola Bracho
Fernando Colunga - Carlos Daniel Bracho
Libertad Lamarque - Piedade Bracho (Vovó Piedade)
Chantal Andere - Estephanie Bracho
Juan Pablo Gamboa - William 'Willy' Monteiro
Dominika Paleta - Leda Duran Bracho
Magda Guzmán - Adelina
Jessica Jurado - Patrícia Bracho
Marcelo Buquet - Rodrigo Bracho
María Soler - Lizete Bracho
Sergio Miguel - Carlos Bracho (Carlinhos)
Paty Díaz - Lalinha
Alejandro Ruiz - Leandro Gómez
Mário Cimarro - Luciano Alcântara
Giován D'Angelo - Donato D'Angeli
Adriana Fonseca - Verônica Soriano
Anastasia - Viviana Carillo
Miguel de León - Douglas Maldonado
Arturo Peniche - Dr. Edmundo Serrano
Antonio De Carlo - Osvaldo Reséndiz
Tito Guízar - Francisco (Chico)
Silvia Caos - Antônia
René Muñoz  - Moacir
Miguel Córcega - Bráulio
Enrique Lizalde - Alexandre Farina
Irán Eory – Lourdes.


Sinopse:
Duas mulheres idênticas na aparência e distintas em sentimentos e personalidade, se encontraram por casualidade e participam de um terrível engano.
Paula Martins é uma viúva pobre e humilde, que tem duas filhas gêmeas recém-nascidas, Paola e Paulina, porém, devido a sua situação lastimável de miséria em que vive, abandona Paola, que é adotada por uma família rica. Já Paulina cresce em presença da mãe, enfrentando grandes dificuldades na vida devido a pobreza em que vivem.
Paulina cresce e se torna uma moça humilde e de bom caráter, que namora o ambicioso Osvaldo, revezando o seu tempo também para os cuidados com a sua mãe enferma, que está prestes a morrer devido a tuberculose. É uma moça religiosa, virgem, que quer se casar na igreja e dar uma vida melhor para a mãe, porém não sabe que Osvaldo é um interesseiro e safado que a trai constantemente e fugirá com uma milionária, abandonando-a.
Enquanto isso, sua irmã gêmea, Paola, viveu de maneira oposta a de Paulina, priorizando a riqueza acima de tudo e de todos, se tornando assim uma mulher ambiciosa, fria e calculista.
Paola é casada com Carlos Daniel Bracho, um milionário viúvo quase falido que está em seu segundo casamento e possui dois filhos: a esperta e encantadora Lizete e o rebelde e problemático Carlinhos.
Ardilosa, Paola também mantém um caso extraconjugal com o cunhado, o inescrupuloso Willy, casado com a atormentada e fanática Estephanie Bracho, uma mulher amargurada e ressentida com a vida, que veste-se de forma horrível e odeia Paola pois sabe de tudo entre ela e seu marido, e também sabe que seu marido é um garanhão interesseiro.
O destino, no entanto, coloca essas duas irmãs frente-a-frente novamente e Paulina têm sua vida totalmente modificada por Paola.
Paola, frustrada e cansada de viver com a família que detesta, resolve viajar para se divertir com mais um de seus muitos amantes milionários, e nessa viagem encontra Paulina em um toalete de senhoras, em que Paulina trabalha, lavando o chão.
Ela vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de sua família, então planeja uma usurpação - ela propõe a Paulina que se passe por ela durante um ano na mansão da família de seu esposo.
Para obrigar a moça a aceitar esse seu diabólico plano, arma-lhe uma cilada, colocando em sua bolsa uma joia sua de valor milionário e acusando-a na frente de todos. A sós, ela a ameaça e se Paulina não aceitar se passar por Paola, a colocará atrás das grades definitivamente.
Paulina, sem alternativa e com medo de ir para a prisão, e com a falsa promessa de que Paola ajudará sua mãe a comprar remédios para a doença, aceita se passar por Paola e durante a estada de Paulina na mansão da família Bracho, ela aprende a ser como Paola, se tornando uma mulher fina e elegante. Porém, pede para não fumar cigarros, como Paola fuma. Paola também a entrega seu diário com confissões quentes e pessoais, que Paulina terá que ler para se passar por Paola, lendo sobre seus gostos, seu passado e sua relação com a família.
Sem ser reconhecida por sua aparência completamente idêntica à de Paola Bracho, ela se vê entre uma família desestruturada pela mesma e percebe que há pessoas que precisam de sua grande dedicação naquele lar.
Paulina, então, começará a mudar a vida da família Bracho, se tornando um anjo na vida de cada qual que necessite de sua presença e de suas palavras confortadoras, conseguindo contribuir e modificar positivamente o destino de todos os que lhe cruzam o caminho, mas não sem antes sofrer e pagar caro por todos os erros cometidos por Paola no passado.
Paulina terá que enfrentar as chantagens dos amantes de Paola, inclusive Willy, e dar uma desculpa por que não quer mais transar com eles e com Carlos Daniel. Ela diz estar muito doente e vê "seu" casamento acabar, pois Carlos Daniel não aceita a mudança radical de "Paola". Todos se surpreendem na casa, inclusive Estephanie, que é constantemente bem tratada por ela, e sempre Paola a tratou mal. Paulina jamais conseguiria humilhar e ser cruel com as pessoas como Paola é.
Paulina passa a ajudar todos na casa, ser amorosa com Lizete e Carlinhos, recupera Piedade do vício do álcool, já que Paola incentivava a matriarca dos Bracho a beber mais. Inclusive, com o passar do tempo, ela decide trabalhar na empresa da família e passa a comandar tudo, reerguendo a fábrica de cerâmica da falência, pois odeia viver passeando e gastando, como Paola adorava. Paulina gosta de trabalhar e de enfrentar desafios na vida profissional. Ela surpreende Carlos Daniel, que cada dia mais fica apaixonado por ela, achando ser sua esposa, que está em outro país viajando de navio com amantes milionários. Paola não se importa com nada, só com ela mesma.
Paulina enfrentará a fúria de Donato, amante de Paola que tem um quadro dela nua e ameaça mostrar isso para Carlos Daniel: Donato passa a ameaçá-la, pois ele, ao tentar forçá-la, decobre que ela não tem o sinal de nascença de Paola, mas Paulina é rápida e, com medo de ser descoberta, fala que retirou o sinal. Com muito custo, ela destroi o quadro e o impede de contar a verdade a Carlos Daniel.
Ela enfrentará também Lêda, prima de Carlos Daniel, com quem ele tinha um caso quando era solteiro. Lêda é igual Paola, vagabunda e dissimulada, armará confusões para separar Carlos Daniel da esposa, mas Paulina enfrentará ela a altura e mostrará que Paola Bracho agora é outra mulher, não cruel, mas bondosa, fiel e muito decidida. Com isso, Paulina enfrentará muitas brigas com Carlos Daniel, que quer se separar mesmo apaixonado, pois eles não tem mais vida de casados: apesar dele tentar reconquistá-la e levá-la para cama, ela não vai, inventa que está doente e dormem em quartos separados, e isso leva a desconfiança de que ela é outra mulher, pois mudou da água para o vinho. O pior é que Paulina está apaixonada por ele, e ela sabe que esse amor é proibido, por ele ser casado.
Ao longo de 1 ano, as gêmeas se comunicam por telefone, uma informando a outra sobre o que ocorre. Paulina descobre que sua mãe morreu, entra em depressão e tenta se fazer de feliz para a família Bracho. Ao longo de 1 ano, tudo mudou: Estephanie se torna bela e atraente como antes, se reconcilia com o marido e engravida; a fábrica da família passa a gerar mais lucros; e Piedade volta a empresa administrando, mesmo tendo muita idade. Tudo está bem e tranquilo, a não ser pela chegada de Paola.
Após 1 ano na mansão Bracho, Paulina acha estranho, pois depois de 1 ano Paola ligaria e elas se encontrariam no aeroporto e trocariam de papeis, cada uma voltando para sua vida de antes. Paola nunca mais ligou e nem deu notícia, o que faz Paulina temer o que ela está planejando.
Mas algo surpreendente ocorre: no aniversário de Carlinhos, todos felizes, ouvem a porta abrir e veem Paola, toda de vermelho, andando em direção a Paulina, com muitos policiais, mandando prendê-la por usurpação. Recuperada do acidente que sofreu de carro, Paola voltou disposta a lutar pelo seu antigo lugar, inventando muitas mentiras contra Paulina - inclusive alegando que Paulina havia proposto a usurpação para poder viver no luxo e na riqueza em seu lugar, fazendo a irmã gêmea sofrer muito. Ela sempre quis destruir Paulina, pois nunca admitiu uma cópia sua andando pelas ruas e, com a usurpação, o que tinha em mente desde o começo era fazer com que Paulina ficasse presa muitos anos! Paola é uma psicopata capaz de tudo.
Com isso, a família Bracho fica ao lado de Paola, achando que Paulina a sequestrou por 1 ano e tomou seu lugar. Assim, Paulina é presa e condenada por falsidade ideológica. Estephanie fica em fúria e pede para o marido dizer a verdade. Willy revela quem é Paola, uma safada que tinha muitos homens. Carlos Daniel o expulsa de casa junto com Paola, pois, para não ser expulsa de casa sozinha, Paola revela ao marido que é amante de Willy há anos. Estephanie vai contra o irmão, pedindo para o marido ficar, e fica infeliz na casa com o filho e sem o marido.
Paulina sofre muito na cadeia, sendo perseguida e explorada, e Carlos Daniel passa a pensar muito nela. Paola sofre um outro grave acidente de carro e fica em coma no hospital. Paulina ganha a liberdade provisória e passa a cuidar e visitar a irmã, pois é tão humana e piedosa que não guarda nada de mal dentro de si, mesmo sem saber os laços de sangue que a unem a Paola. Seu gesto de bondade desinteressada faz com que Carlos Daniel se declare para ela, e ele ouve toda a versão de Paulina, tudo o que ela sofreu sendo obrigada por Paola a se passar por ela.
Paola, por lei, tem que ser amparada por ser casada e volta para a mansão dos Bracho na cadeira de rodas, passando a praticar o mal diabólico como sempre fez com as pessoas.
Estephanie passa a dar sinais de desequilíbrio mental, ficando fanática pela sua religião e repetindo toda hora que Paola é vagabunda e Paulina assassina, pois todos pensaram que Paulina tentou matar Paola, querendo usurpá-la, mas ao longo do tempo veem que Paola é um monstro.
Paola volta a andar e finge que ainda está na cadeira de rodas, e conta com a ajuda de sua enfermeira, igual a ela, para armar maldades. Ela passa a aplicar golpes e quer acabar com o dinheiro da família.
Enquanto isso, Paulina, em liberdade condicional, trabalha como empregada doméstica e descobre que sua patroa é a esposa de seu ex-noivo Osvaldo! Ela passa a sofrer assédio sexual de Osvaldo, além de muitas humilhações da parte dele. Ela sofre muito, pois além de amar Carlos Daniel, pode ser julgada e condenada a qualquer momento. Paulina pede demissão do emprego, abalada por saber quem realmente é Osvaldo.
Em troca de dinheiro de Carlos Daniel, a enfermeira aceita denunciar Paola e, com conversas gravadas, comprova toda a maldade de Paola, que é levada para a cadeia e descobrem que ela pode andar novamente. Com isso, Paulina é inocentada e passa a viver uma linda história de amor com Carlos Daniel.
Após descobrir-se que Paola já matou muitas pessoas, aplicou golpes e falsificações, ela é condenada a pena máxima e sofre muito na cadeia, sendo agredida e explorada. Paulina retorna a sua cidade e entra novamente na casa que era de sua mãe, para tentar vendê-la e arrecadar um dinheiro para poder viver com estabilidade financeira.
Arrumando as gavetas, ela descobre uma carta que a mãe escreveu antes de morrer, em que relata que Paulina e Paola são irmãs gêmeas! Ela fica muito confusa e emocionada, pois se achava idêntica a Paola, mas irmãs jamais. De tão humana que é, passa a ajudar Paola na cadeia, que está cada vez mais cruel e armando sua vingança contra todos, humilhando e sendo muito cruel com Paulina.

Fim: Paola foge da cadeia, tenta matar Paulina e Carlos Daniel, que ficam entre a vida e a morte, mas conseguem se salvar.
Paola também sequestra a enfermeira que a denunciou, e no carro em alta velocidade, passa a ameaçá-la de morte, totalmente louca e descontrolada. O carro vira e capota no barranco e explode. A enfermeira e Paola foram arremessadas para fora do veículo. A primeira morre e a segunda é levada para o hospital. Estephanie descobre que é adotada e que é filha da governanta Adelina, e enlouquece de vez. Acaba num sanatório, achando que é uma freira. Willy é preso por seus crimes. Paola entra em coma e, após ouvir que fora perdoada por Carlos Daniel, morre Paulina se casa com Carlos Daniel na igreja e eles, ao lado de Lizete, Carlinhos e do filho de Estephanie, vivem muito felizes. Paulina descobre que está grávida, para completar sua felicidade.


Curiosidades:
> A Televisa já havia realizado uma versão para esta novela em 1981, sob o título de "El Hogar que Yo Robé". Juan Ferrara e Angélica Maria eram os atores principais da trama.
> Gabriela Spanic tem uma irmã gêmea na vida real, Daniela Spanic, que é modelo. Daniela foi convidada pelos produtores da telenovela para aparecer em uma cena em que Paola e Paulina lutam fisicamente, a sequência teria sido muito difícil de conseguir por truque de câmera.
> La Usurpadora foi apelidado em espanhol, "A rainha dos votos" quando foi transmitido pela Univision, em 2000. Embora a telenovela mexicana tenha recebido muitos votos, ela não conseguiu vencer os prêmios da mostra anual.
> A atriz Gabriela Spanic já tinha interpretado duas mulheres idênticas em Como Tu, Ningúna, mas as personagens não eram relativas, como em La Usurpadora. Ela desempenhou os papéis na última fase da história.
> Em 2001, Spanic estrelou "La Intrusa" da Televisa onde mais uma vez, assumiu funções similares de "A Usurpadora": interpretar mulheres idênticas.
> Em um determinado capítulo, depois do acidente de Alexandre Farina, em uma cena em que ele conversa com Luciano, sua perna mexe duas vezes, como uma forma de posicioná-la melhor na cadeira de rodas.
> no capítulo 86 ,1:17 segundos ,quando Leandro e Abigail estão conversando numa festa de casamento,ocorreu um erro atras da Abigail ,no video deu para ver o camera filmando o leandro.
> Foi reapresentada pela última vez de 25 de junho de 2007 a 13 de novembro de 2007 ás 17:00, em 102 capítulos, dividindo a grade com Maria do Bairro nos 2 ultimos capítulos.